Diretrizes para Autores
Condições para submissão
Para que um artigo seja submetido à Espectro, os autores têm como responsabilidade verificar cada um dos itens listados abaixo. Caso algum deles não seja atendido, os editores se reservam o direito de negar a submissão e devolvê-la aos autores, com as orientações para as adequações necessárias.
- Ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado, ou estar submetido a qualquer outro periódico nacional ou internacional.
- Atender a todas as recomendações do check list para autores.
- Seguir todas as normas de formatação do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA) (7ª edição ou outra vigente).
- Enviar uma carta de submissão com a assinatura de todos os autores, atestando a originalidade do artigo, a ausência de conflitos de interesse, a certificação da ausência de qualquer conteúdo plagiado, a anuência com a ordem de autoria apresentada no original e a autorização para publicá-lo.
- Submeter duas cópias do artigo, uma contendo os nomes dos autores na sequência em que serão creditados pela publicação e a outra sem a menção aos nomes dos autores, versão esta que será encaminhada para tramitação.
- Informar o ORCID de todos os autores, bem como o e-mail de contato do autor principal.
Diretrizes para Autores
Para submeter artigo para publição na Espectro, é necessário que um dos autores esteja inscrito no sistema da revista. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
Diretriz geral
A Espectro tem como principal missão a difusão do conhecimento científico fundamentado na Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atrasos no desenvolvimento intelectual e da linguagem. Para atingir tal missão, os artigos publicados na revista devem ter como premissa a acessibilidade, isto é: que os autores redijam o artigo tendo em vista a maior audiência possível, desde acadêmicos e pesquisadores interessados no tema e profissionais que trabalham na prestação de serviços, mas também familiares, professores, cuidadores e pessoas que possuam relação direta ou indireta com indivíduos com desenvolvimento atípico, de maneira que o conhecimento possa ser difundido entre todos aqueles que possam se beneficiar dele.
Regras para a submissão
- Tamanho do original: entre 15 a 25 páginas.
- O texto deve conter dois resumos: um em português e outro em inglês com, no máximo, 200 palavras cada um. Para o resumo em inglês, desaconselha-se o uso puro e simples de tradutores disponíveis na internet.
- Deve conter de 3 a 5 palavras-chave.
- Figuras e tabelas devem estar em separado, cada uma em um arquivo, nomeado com a identificação da figura/tabela no próprio artigo (ex: Figura 1). Preferencialmente, enviar o arquivo no software original de confecção (Excel para tabelas e gráficos). Marcações em itálico, precedidas e seguidas por linhas tracejadas, devem ser feitas no artigo para sinalizar, em que ponto do original as figuras e tabelas devem, aproximadamente, ser inseridas. Exemplo:
----------------------------------------------
Figura 1
----------------------------------------------
ou
----------------------------------------------
Tabela 1
----------------------------------------------
- Evitar o uso de notas de rodapé.
- Qualquer arquivo colocado como anexo à pesquisa original (protocolos, folhas de registro, instrumentos utilizados e afins) deve ser hospedado on-line e o link disponibilizado durante a submissão com o nome “Arquivos suplementares”, que poderão ser acessados pelos revisores, e posteriormente, pelos leitores do artigo.
Abaixo, segue a descrição dos tipos de estudos que a Espectro aceita, lembrando que todos devem estar fundamentados na ciência da Análise do Comportamento.
Estudos teóricos/conceituais – O objetivo dos estudos teóricos/conceituais submetidos à Espectro deve ser apresentar/introduzir/discutir um conceito e suas implicações para o trabalho com indivíduos com o desenvolvimento atípico. Sugere-se que os autores tenham o cuidado de apresentar os conceitos, definindo-os e apresentando o seu uso em situações aplicadas, com referências a outros estudos para exemplificar o exposto.
Estudos históricos – O objetivo dos estudos históricos submetidos à Espectro deve ser apresentar a trajetória de um conceito em ABA, desde o momento em que foi cunhado até a atualidade, apresentando suas implicações para a prática em Análise do Comportamento Aplicada.
Revisão Sistemática de Literatura – O objetivo dos estudos de Revisão Sistemática de Literatura, submetidos à Espectro, é apresentar o estado da arte de um determinado tema relacionado à Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, atrasos no desenvolvimento intelectual e linguagem. Para isso, os autores devem seguir a metodologia PRISMA para garantir a máxima qualidade do original submetido.
Clique aqui para baixar o template dessa modalidade de artigo
Artigos empíricos de relato de pesquisa aplicada – O objetivo dos estudos empíricos de relatos de pesquisa aplicada submetidos à Espectro, é apresentar pesquisas inéditas relacionados a problemas de pesquisa originados de lacunas na área, como maneira tanto de avançar o conhecimento em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, como de fornecer modelos de intervenção, para a área de prestação de serviços em ABA.
Relatos Breves de pesquisa aplicada – O objetivo dos Relatos Breves de pesquisa aplicada submetidos à Espectro, é apresentar procedimentos de intervenção em ABA aplicados no dia a dia, a partir de uma descrição metodológica rigorosa, de situações que emergem do cotidiano clínico, contribuindo para a expansão do conhecimento disponível para a comunidade de Análise do Comportamento brasileira. Os artigos submetidos a essa seção devem possuir no máximo 5 páginas.
Traduções de artigos clássicos em ABA – Os artigos traduzidos tem como prerrogativa tornar acessível textos clássicos da área de Análise do Comportamento Aplicada ao público lusófono. Os autores interessados em publicar textos traduzidos devem encaminhar, junto com o texto, uma carta de autorização dos detentores do direito original do artigo. Nesse caso, o processo editorial se concentrará apenas na adequação da tradução produzida pelos autores.
- Orientação para submissão dos artigos
Os artigos devem ser submetidos diretamente no sistema da revista (acesso clicando aqui). Nenhum outro meio de submissão será aceito. Após a submissão, o próprio sistema enviará um e-mail para os editores relativo à submissão efetuada, bem como os autores receberão um e-mail de confirmação. Todo o trâmite do processo editorial ocorrerá via sistema.
III. Compromissos e deveres dos editores
Durante o processo de tramitação editorial dos originais, os editores se comprometem a apresentar os comportamentos descritos abaixo:
- Garantir a qualidade do material que será publicado na revista.
- Assegurar a clareza, integridade e originalidade dos originais publicados. Os editores declaram utilizar software antiplágio para auxiliar na análise dos manuscritos aceitos para publicação.
- Promover a revista e os artigos que nela sejam publicados.
- Compor corpo editorial para acompanhar a tramitação dos trabalhos, com vasta experiência e conhecimento científico nas diferentes áreas da Análise do Comportamento Aplicada.
- Priorizar, no corpo de revisores, aqueles que têm como interesse principal a produção científica e que não possuam conflito de interesses com os autores e com quaisquer membros do corpo editorial.
- Estabelecer, como critério principal para a tramitação dos artigos, o processo cego de revisão por pares.
- Produzir pareceres acessíveis, justos, criteriosos e com recomendações que auxiliem os autores no refinamento e melhoria do trabalho, mesmo aqueles que, porventura, venham a ser rejeitados para publicação.
- Oferecer pareceres para os submetidos em período de tempo de até 30 dias úteis após o aceite da submissão.
Responsabilidades dos autores
Em contrapartida, os autores se comprometem a:
- Assegurar que os originais submetidos à Espectro não estejam em tramitação em nenhuma outra revista.
- Utilizar software de controle e verificação de autenticidade e plágio antes da submissão do artigo, por exemplo: ……
- Entregar, por ocasião da submissão, todos os documentos solicitados pelos editores.
- Utilizar o template fornecido pela revista, específico para a modalidade de trabalho apresentada.
- Informar conflitos de interesse no ato da submissão, caso existam.
- Definir como ordem de importância de participação na elaboração do original, a ordem em que os autores vierem enumerados.
- Fornecer o direito autoral do artigo para a revista, assinalando tal opção durante a submissão.
- Quando o trabalho for aceito para publicação, gravar um vídeo de até 3 minutos apresentando o trabalho para o público leigo. Clique aqui para obter mais informações.
- Seguir as normas de formatação do manual vigente da APA (7ª ed).
- Enviar o trabalho para um profissional da área de revisão normativa e gramatical, que deverá fornecer uma carta de ter feito a revisão, para acompanhar a submissão, e outra, após o aceite da versão final, de que efetuou nova revisão.
- Etapas do processo editorial
1 - Após o artigo ser submetido, os editores-chefe irão avaliar se todos os documentos e aspectos formais do template foram seguidos pelos autores. Caso esteja dentro do padrão solicitado pela revista, o trabalho será encaminhado para um dos editores responsáveis. Caso não esteja dentro do padrão solicitado, os autores receberão um e-mail informando os documentos faltantes ou aspectos formais que precisam ser revistos.
2 – O editor selecionado para tramitar o artigo irá verificar se a submissão feita se ajusta ao escopo editorial da revista. Caso sim, o editor fará a indicação de ao menos dois revisores ad hoc para fornecerem o parecer para o trabalho. Caso não se ajuste à revista, os autores receberão um e-mail informando o motivo da recusa e da não adequação.
3 – Cada um dos revisores fornecerá um parecer para o artigo em avaliação. O editor, de posse dos pareceres, irá avaliar a decisão editorial cabível, dentre as seguintes:
- Aceito integralmente: significa que o original foi aceito sem a necessidade de adequação de conteúdo, apenas detalhes formais.
- Aceito após modificações: significa que o original foi aceito, desde que os autores atendam todas as solicitações de mudança, feitas pelos revisores e editor, durante a sua avaliação. Nesse caso, a nova submissão e a sua consequente tramitação ficam condicionadas ao envio de uma carta listando todas as modificações feitas pelos autores, com as justificativas pertinentes para os pontos que não foram alterados.
- Nova submissão necessária: o artigo tem potencial para publicação na revista, mas a versão submetida foi considerada distante do padrão de qualidade solicitado. Nesse caso, os autores devem fazer todas as modificações solicitadas, indicando-as em uma carta enviada ao editor, que avaliará tais modificações, e no caso de compreender que foram atendidas, encaminhará a nova versão aos revisores ou a novos revisores, para uma segunda rodada de avaliação.
- Rejeitado: o trabalho não será publicado na revista, quer pela qualidade, quer por não atender aos objetivos editoriais da revista.
A depender dos pareceres recebidos, o editor poderá solicitar parecer de um terceiro revisor. Quando isso acontecer, os autores serão informados previamente para se atentarem aos novos prazos de tramitação do seu original.
4 – Os autores, ao receberem o parecer do editor, terão o prazo de 15 dias úteis para atenderem todas as modificações solicitadas. Após o prazo se encerrar, não havendo manifestação dos autores, o trabalho será automaticamente rejeitado. Caso seja necessária ampliação do prazo fornecido, os autores devem entrar em contato com o editor responsável, apresentando justificativa para o pedido de adiamento.