Efeitos da vídeo modelação para ensino de habilidades de brincadeira para crianças com autismo: uma revisão sistemática

Autores

  • Joice Pereira Perez
  • Maria Elisa Granchi Fonseca
  • Teresa Cristina de Oliveira
  • Mylena Pinto Lima

Palavras-chave:

Autismo, Video modelação, Brincar

Resumo

A vídeo modelação é uma estratégia utilizada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que pode
ensinar vários comportamentos a partir da exibição de vídeos que servem como modelos a serem
imitados. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática dos efeitos da vídeo
modelação sobre comportamentos de brincar de crianças autistas com base nas publicações dos
últimos 20 anos (2000-2020). Os resultados indicaram que, dos 19 estudos examinados, todos
concluíram que a vídeo modelação foi responsável pelo aumento no repertório de brincadeiras dos
sujeitos analisados e, dessa forma, promete ser uma ferramenta favorável para profissionais e pais.

Downloads

Publicado

2022-10-03