Revisão Sistemática de Estudos Empíricos sobre os Efeitos do Treino de Habilidades Sociais em Crianças com TEA, baseado em Análise do Comportamento Aplicada

Autores

  • SIMARA NOGUEIRA SARMENTO UFSCAR
  • Cássia
  • Heiny Harold Diesel

Palavras-chave:

Treino de Habilidades Sociais, Crianças, Autismo, Análise do Comportamento Aplicada

Resumo

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar comprometimento nas interações sociais, dificultando sua relação com os pares. Tal comprometimento pode evidenciar um déficit em Habilidades Sociais (HS). Para superar esse problema, têm sido feitas intervenções, baseadas em Análise do Comportamento Aplicada, com Programas de Treinos de Habilidades Sociais (THS), que têm como objetivo melhorar as habilidades já existentes e promover a aquisição de novas habilidades nos participantes. Nesse contexto, fazendo uma revisão sistemática de estudos empíricos, o presente trabalho, conduzido com base nas recomendações do PRISMA, buscou identificar quais efeitos de THS em crianças com TEA. Os resultados encontrados foram promissores: 5 dos 7 estudos analisados demonstraram que as habilidades adquiridas se sustentaram por 6 semanas a 3 meses após a intervenção, e que, portanto, o THS é eficaz.

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Publicado

2023-03-18