Contribuição da análise do comportamento para a redução de comportamento-problema
Palavras-chave:
Análise do Comportamento Aplicada, Autismo, Comportamento-problema, Comportamento inadequadoResumo
Indivíduos com o diagnóstico de TEA tendem a ter comportamentos considerados comumente como problemáticos ou inadequados, sendo alguns deles estereotipias vocais, SIB (Self-Injurious Behavior), heteroagressão e agressividade. Tais comportamentos, caso ocorram com frequência, demandam intervenções baseadas em evidências para reduzir tal frequência. Essa revisão de literatura tem como objetivo verificar quais estratégias e procedimentos de intervenção são mais aplicados para a redução de comportamentos-problema em casos de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Foram encontrados 13 artigos em inglês, que apresentaram resultados positivos nas intervenções implementadas, com participantes entre 3 a 14 anos, predominantemente do sexo masculino. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com implementação de follow-up, para que apresentem eficácia nos resultados a longo prazo.