Crianças autistas usuárias de implante coclear

práticas educativas parentais e comportamentos infantis

Autores

Palavras-chave:

habilidades sociais, implante coclear, transtorno do espectro autista

Resumo

A família é fundamental no desenvolvimento de crianças com Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista simultâneos, usuárias de Implante Coclear, possibilitando o desenvolvimento de Habilidades Sociais, relacionadas às Habilidades Sociais Educativas dos cuidadores e, redução de problemas de comportamento. Este estudo objetivou descrever as Habilidades Sociais Educativas e práticas negativas dos cuidadores de crianças com tal duplo diagnóstico, usuárias de Implante coclear, e descrever habilidades sociais e problemas de comportamento infantis. Os dados foram coletados remotamente empregando-se os instrumentos: Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais – RE-HSE-P, Escala de Responsividade Social – SRS-2 e Questionário de Capacidades e Dificuldade – SDQ, realizando-se análise qualitativa. Os resultados apontam para déficits em habilidades sociais, com baixa frequência de práticas negativas, problemas de comportamento e práticas positivas, caracterizando contextos com reduzida comunicação social. Pesquisas futuras podem empregar outros instrumentos para a investigação do autismo e das habilidades sociais com tal público infantil.

Biografia do Autor

Alessandra Turini Bolsoni Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Professora Associada Livre docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia.

Midori Otake Yamada

Doutora e docente na Universidade de São Paulo, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva, Bauru, SP, Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-02-10