Crianças autistas usuárias de implante coclear
práticas educativas parentais e comportamentos infantis
Palavras-chave:
habilidades sociais, implante coclear, transtorno do espectro autistaResumo
A família é fundamental no desenvolvimento de crianças com Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista simultâneos, usuárias de Implante Coclear, possibilitando o desenvolvimento de Habilidades Sociais, relacionadas às Habilidades Sociais Educativas dos cuidadores e, redução de problemas de comportamento. Este estudo objetivou descrever as Habilidades Sociais Educativas e práticas negativas dos cuidadores de crianças com tal duplo diagnóstico, usuárias de Implante coclear, e descrever habilidades sociais e problemas de comportamento infantis. Os dados foram coletados remotamente empregando-se os instrumentos: Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais – RE-HSE-P, Escala de Responsividade Social – SRS-2 e Questionário de Capacidades e Dificuldade – SDQ, realizando-se análise qualitativa. Os resultados apontam para déficits em habilidades sociais, com baixa frequência de práticas negativas, problemas de comportamento e práticas positivas, caracterizando contextos com reduzida comunicação social. Pesquisas futuras podem empregar outros instrumentos para a investigação do autismo e das habilidades sociais com tal público infantil.
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