Ensino de analogias e metáforas por meio de estratégias baseadas na Teoria das Molduras Relacionais: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14244/10.14244/especABA.2025.v4.i1.76Palavras-chave:
Comportamento analógico, Comportamento metafórico, Criança, Adolescente, AutismoResumo
O presente estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura de estudos empíricos baseados na Teoria das Molduras Relacionais (RFT) em que foram ensinados comportamentos analógicos ou metafóricos a crianças e adolescentes. Uma busca abrangente foi realizada nas bases de dados PsycInfo, Pubmed, Scielo, Scopus, Web of Science, Indexpsi, Lilacs e no site da Association for Contextual Behavioral Science. Os critérios de inclusão foram: estudos que avaliaram os efeitos de procedimentos de ensino baseados na RFT para ensinar analogias e metáfora; estudos empíricos; participantes com até 18 anos. Nos nove estudos selecionados foram usados, principalmente, computadores e materiais físicos como cartões com estímulos ou instruções. Em seis dos oitos estudos foram usados delineamentos de linha de base múltipla. Os procedimentos de ensino e de teste mais utilizados foram o matching to sample, o treino de relacionar relações, o teste de equivalência-equivalência e o teste da relação entre analogia combinatória e uma rede relacional. Os resultados mostraram que as estratégias de ensino baseadas na RFT são eficazes para ensinar comportamento analógico e metafórico para crianças e adolescentes, e em quatro estudos com participantes com desenvolvimento atípico verificou-se a compressão de metáforas e analogias treinadas e não treinadas.
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