Pacote de treinamento com vídeo auto-monitoramento para aumento de integridade na implementação de Ensino Por Tentativas Discretas: Uma Revisão Sistemática
Resumo
O Ensino por Tentativas Discretas (DTT) é especialmente útil no delineamento de intervenções para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entretanto, para se obter os resultados ideais, a aplicação do DTT precisa ser consistente e, por isso, faz-se necessário o treinamento eficaz das pessoas que o aplicam. Manuais de autoinstrução parecem apresentar bom equilíbrio entre eficácia e eficiência, entretanto, a literatura da área aponta a necessidade de combiná-los a outras estratégias. Diante disso, o presente estudo objetivou construir um pacote de treinamento que combina autoinstrução e automonitoramento. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, que resultou na construção de um pacote composto por um checklist de automonitoramento do DTT associado a um questionário de avaliação do repertório em DTT. É desejável que este pacote seja utilizado para incorporar programas de treinamento e, uma segunda possibilidade, é usá-lo para integridade de procedimentos na implementação de DTT em pesquisas futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Espectro: Revista Brasileira de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.